TELELAB

 

 


 

O TELELAB é um programa de educação continuada, do Ministério da Saúde, que disponibiliza CURSOS GRATUITOS, cujo público alvo são os profissionais da área de Saúde.

More info here.




Customize your search:

E.g., 2016-12-05
E.g., 2016-12-05
E.g., 2016-12-05
Self-paced

O curso propõe tratar de questões referentes à preparação de realização do método de diagnóstico da Doença de Chagas - da infeção por Trypanossoma cruzi - em ambiente de laboratórios de Saúde Pública, considerando a identificação e utilização adequada dos equipamentos e procedimentos.

Average: 10 (1 vote)
Self-paced

A proposta do curso é atualizar a capacitação do aluno para os procedimentos de coleta de sangue, disponibilizando orientações e metodologias adequadas para realização do processo. O curso contempla procedimentos de acolhimento do paciente ao transporte de amostras enfatizando itens de segurança.

No votes yet
Self-paced

O curso de biossegurança propõe tratar de questões referentes à atenção e boas práticas de segurança no ambiente de laboratório, considerando identificação e utilização dos equipamentos e procedimentos de maneira que permita atender as reais necessidades na intervenção, prevenção e cuidado nas rotinas do trabalho em ambiente de laboratório.

Average: 10 (1 vote)
Self-paced

O Curso aborda os procedimentos de utilização e conservação de equipamentos rotineiramente utilizados em Laboratórios de Saúde Pública e Unidades Hemoterápicas, o monitoramente de equipamentos termo-controláveis e os modos de utilização, conservação e controle de pipetagens.

Average: 10 (1 vote)
Self-paced

Este curso visa a transmitir aos participantes informações adequadas obre a Doença Falciforme, bem como estabelecer subsídios que possam contribuir com a melhoria do atendimento às pessoas com a doença. Você aprenderá a história da doença e sua dispersão pelo mundo, quais os principais sintomas que a caracterizam e quais os métodos utilizados para o diagnóstico laboratorial. Aprenderá também sobre como os profissionais nos diversos níveis das Redes de Atenção à Saúde devem realizar o acolhimento e o atendimento das pessoas diagnosticadas com a doença falciforme.

Average: 10 (1 vote)
Self-paced

O Curso aborda o diagnóstico de Neisseria gonorrhoeae, detalhando a preparação dos meios de cultura utilizados, as condições transporte e conservação de amostras biológicas e o fluxograma para isolamento e identificação do agente microbiano.

Average: 5.5 (2 votes)
Self-paced

O curso de método de Coloração de Gram propõe tratar de questões referentes à preparação de realização do método em ambiente de laboratório, considerando a identificação e utilização adequada dos equipamentos e procedimentos.

Average: 7.5 (2 votes)
Self-paced

A proposta do curso é de atualização no uso de testes treponêmicos e não treponêmicos para o diagnóstico da sífilis e o monitoramento do tratamento. Aborda a história da sífilis no Brasil, os tipos de testes atualmente utilizados. Orienta o preparo da suspensão antigênica para a reação de VDRL e as estratégias de validação e interpretação dos resultados. Nesta perspectiva, atualiza na aplicação de procedimentos e na combinação dos testes para a interpretação dos resultados.

Average: 10 (1 vote)
Self-paced

O curso aborda a morfologia do vírus da imunodeficiência humana (HIV), sua multiplicação e a presença de marcadores sorológicos circulantes. Descreve os princípios metodológicos de métodos para o diagnóstico da infecção e explica os procedimentos para a coleta de material, realização dos testes, leitura e interpretação dos resultados. Apresenta as normas e os fluxogramas indicados pelo Ministério da Saúde para o diagnóstico da infecção.

Average: 10 (1 vote)
Self-paced

O Curso descreve os vírus causadores de Hepatites e desenvolve conteúdo sobre as infecções causadas pelos vírus dos tipos B e C. Aborda os princípios metodológicos dos testes para o diagnóstico da infecção, os marcadores sorológicos, a realização, leitura e interpretação dos resultados dos testes.

Average: 10 (1 vote)