Tânia Sousa

Licenciada em Engenharia do Ambiente (1998), mestre em Ecologia, Gestão e Modelação do Meio Marinho (2003), pós-graduada em Economia (2007) e doutorada (2007) em Engenharia do Ambiente (Técnico) e Ciências da Terra e da Vida (Universidade Livre de Amesterdão). É professora de Ambiente e Energia do Departamento de Engenharia Mecânica do Técnico, onde lecciona cadeiras como Gestão de Energia, Energia e Ambiente, Física e Química da Atmosfera, Ecologia Aplicada e Fábricas Celulares Microbianas. É investigadora no MARETEC - Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar - onde foca a sua investigação na aplicação da Termodinâmica à Ecologia e à Economia, em particular nas áreas de sistemas energéticos sustentáveis e de metabolismo de organismos.
O seu trabalho em metabolismo de organismos centra-se na teoria DEB (Dynamic Energy Budgets) nomeadamente na quantificação de fluxos de massa, energia e entropia, na quantificação da produção de entropia, na formalização e desenvolvimento da teoria e em aplicações à conservação da natureza e à sustentabilidade da produção animal e das pescas.

Sort options

Dynamic Energy Budgets (IST)

This course provides a framework for modelling metabolism at the organism level, covering the full life-cycle, using the Dynamic Energy Budget (DEB) Theory which is applicable to all species. It quantifies, step by step, all the important metabolic processes such as ingestion, assimilation, growth, maintenance, development and [...]