Manuela Francisco

 

 


 

Manuela Francisco é licenciada em Artes Decorativas, com especialização em Peritagem em Arte-Mobiliário pela Escola Superior de Artes Decorativas (ESAD-FRESS); tem um mestrado em Pedagogia do e-Learning pela Universidade de Aberta, com a dissertação “Contributos para uma educação online inclusiva: estudo aplicado a casos de cegueira e baixa visão”; encontrando-se em doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e e-Learning na Universidade Aberta.

Desempenha funções de Designer Instrucional, técnica de acessibilidade e e-tutora na Unidade de Ensino a Distância do Instituto Politécnico de Leiria (UED-IPL), desde 2007, data de início da atividade desta unidade orgânica. Tutora desde 2010, na Universidade Aberta, da Unidade Curricular “Educação e Internet” da Licenciatura em Educação. É ainda e-formadora da Universidade aberta, tendo criado o curso “Introdução à Acessibilidade nos Ambientes Virtuais”. Nos últimos anos leccionou as unidades curriculares “Informática I” e “Informática II” da licenciatura em Design de Interiores, na Escola Superior de Artes Decorativas (ESAD-FRESS).

Desde 2007 tem vindo a desenvolver projectos individuais e institucionais na área da acessibilidade e inclusão na WEB, trabalhando em particular com pessoas com incapacidade visual. Estes projectos, englobam fundamentalmente a problemática em torno dos conteúdos digitais, na sua usabilidade, acessibilidade, pedagogia, eficácia e pertinência para todos. Todos os trabalhos contemplam testes e validação com recurso às tecnologias de apoio de modo a promover a autonomia e a preservação da identidade dos estudantes/utilizadores.

Autora de algumas publicações na área da acessibilidade e inclusão na WEB, centra o seu interesse de investigação na relação da neuropsicologia com a descrição universal da imagem e nos diversos formatos que a imagem pode assumir.

More info: http://pt.linkedin.com/pub/manuela-francisco/4/46/37




Customize your search:

E.g., 2016-12-07
E.g., 2016-12-07
E.g., 2016-12-07

No Records Found. Please adjust your search parameters.