STARTS

Dec 12th 2016

A complexidade sensível: Um paralelo entre videogames e arte (Coursera)

Este curso oferece respaldo aos interessados em atuar como desenvolvedores, pesquisadores e docentes na área do jogos, tendo como foco o entendimento destes como partes integrantes da cultura contemporânea e do cenário artístico atual.

Serão apresentados conceitos fundamentais às discussões dos videogames vistos como expressões culturais e artísticas. Através de videoaulas explanativas, leituras recomendadas, entrevistas com especialistas, exercícios reflexivos e discussões em grupo, serão transmitidos conhecimentos com o intuito de iniciar os interessados no tema ou mesmo enriquecer o repertório daqueles que já atuam na área.

Embora este curso seja fundamentalmente teórico, pretendemos criar uma ponte entre as esferas acadêmica e mercadológica. Para isso, incentivamos a aplicação pragmática através da proposição de uma avaliação por pares. Os alunos serão levados a rascunhar o projeto de um videogame e compartilhá-lo com os colegas, tendo a chance de refletir sobre o feedback recebido.

O objetivo principal deste oferecimento é propiciar embasamento adequado aos estudantes interessados em explorar as relações entre videogames e arte


Syllabus


WEEK 1

Conceitos Básicos

Neste módulo, entenda alguns dos conceitos básicos para que seja possível discutir as relações entre videogames e arte.

Graded: Vamos pensar em jogos, cultura e arte.


WEEK 2

Paradigmas da arte

O que estamos propondo neste módulo, é que se pense na arte partindo da compreensão de alguns dos seus principais paradigmas.

Graded: Refletindo sobre os paradigmas da arte


WEEK 3

Paradigmas dos videogames

A exemplo do módulo anterior, propomos que se pense nos videogames partindo do entendimento de alguns dos seus paradigmas mais difundidos.

3 videos


WEEK 4

Videogames rompendo fronteiras

Neste módulo veremos que o videogame é um meio com potencial para o rompimento de fronteiras, sejam elas encontradas no contexto social, acadêmico ou conceitual.

Graded: Os videogames e a formação da crítica


WEEK 5

Conceitos Avançados

Neste módulo serão introduzidos alguns conceitos avançados. Seu entendimento é importante para a a aplicação prática e consciente das metodologias que veremos adiante.

Graded: Revisando conceitos


WEEK 6

Processos de Criação

Neste módulo serão apresentadas entrevistas com especialistas da área de games, visando o entendimento de processos metodológicos que possam ser aliados aos conceitos vistos e aplicados na prática.

Graded: Rascunhando um projeto


WEEK 7

Reflexões de Postmortem

Neste módulo veremos algumas considerações finais sobre o pós-lançamento de um videogame, além de uma conclusão do próprio curso.

Graded: Trabalhando com o feedback